Tentantes cuidado com o chá de hibisco!!!

CHÁ É CONTRAINDICADO PARA GESTANTES E PESSOAS EM IDADE FÉRTIL

No entanto, apesar dos benefícios apresentados, a intoxicação por chá de hibisco é uma consequência de seu consumo excessivo, o que requer cautela por parte de quem ingere a bebida. Quem explica é a nutricionista Flavia Morais, que também alerta para o efeito diurético típico do chá.
"Como qualquer outra planta, o hibisco em chá pode causar toxicidade se for consumido em doses excessivas, pois tudo o que ingerimos precisa ser metabolizado e eliminado pelo fígado e rins. Quando consumida em grandes quantidades, esta bebida pode não ser totalmente eliminada pelo fígado, intoxicando, assim, o organismo. Além disso, por este chá ser diurético, seu consumo exagerado pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, a exemplo do sódio e do potássio, que estão presentes no sangue. Isso pode acarretar alterações de pressão e contração muscular. Sendo assim, se a pessoa já toma medicamento com essa finalidade, o efeito diurético do remédio pode ser potencializado, o que não é desejável", alerta a especialista.
"Apesar de todas as vantagens proporcionadas pelo chá de hibisco, a relação entre essa bebida e os hormônios femininos é preocupante. Existe uma questão que envolve pessoas na idade fértil - se a mulher ou o homem que está nesta fase beber o chá regularmente, visando a perda de peso, por exemplo, pode colocar em risco a sua fertilidade. A nutricionista Flavia Morais, entretanto, libera a ingestão de 3 a 6 xícaras do chá por dia, caso a pessoa não esteja mais em idade fértil ou não planeje ter filhos.
Alguns estudos mostram que o hibisco tem componentes que interferem nos níveis de estrogênio e os alteram, fazendo com que esta planta seja usada, inclusive, como anticoncepcional. Para as mulheres que sofrem com a TPM e outras condições do sistema endócrino, o chá de hibisco pode causar piora e até dificuldade para engravidar, ao interferir no processo de ovulação. Por este motivo, também deve ser evitado por mulheres no período de gravidez", aconselha a coach em Saúde Integrativa.

2 comentários

  1. poxa, eu comprei vários saquinhos deste chá pq queria perder peso até o final de dezembro, uns 10 ou 15 quilos pelo menos, mas sou tentante também... Estou tomando cicloprimogyna para regularizar meus hormônios e a monstra (por consequência). Será que mesmo tomando o ciclop. meus hormonios trabalhariam contra minha fertilidade se tomar este chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Kal,tudo indica que sim,você estará tomando um normalizar e o outro vai fazer o efeito inverso.Eu te indicaria a Chia para o emagrecimento ou até mesmo a linhaça,ambas ajudam na fertilidade,além de serem ótimas aliadas no emagrecimento.Beijos espero ter ajudado♥

      Excluir