A Importância dos Exames Pré-Nupciais

Olá meus amores.
Hoje vim falar de assunto muito importante para casais que estão prestes a se casar e recém casados.
O que me fez chegar a esse assunto,foi o fato de o meu G.O dizer que,a maioria dos casais de hoje tem em mente esperar de 2 a 5 anos para tentarem ter filhos,e isso tem sido um grande agravante na causa de infertilidade:Mas Amanda,por que você esta falando isso?Simples,a grande parte desses casais não fazem sequer os exames pré nupciais,esperam la os seus 2 ou 5 anos de casados e ai sim vão procurar saber como estão para começar as tentativas.Sendo assim um problema que poderia ter sido resolvido com facilidade se torna algo muito grave.Temos que ter em mente que quando mais tempo a gente demora pra verificar nossas condições físicas,mais as coisas vão ficando serias.
Então galera não deixem de se cuidar,façam os exames e evitem passar por tanta dor no futuro,digo por mim,que não fiz os exames e esperei 4 anos para ser uma tentante,e agora estou sentindo na pele o peso disso.
Leiam essa matéria,é super bacana e muito bem explicada.

Dr. Carlos Roberto de Souza Costa

Ginecologia / Obstetrícia 
Médico Cooperado
Os exames pré-nupciais são muito importantes e têm como finalidade avaliar as condições de saúde do homem e da mulher antes do casamento, preparando-os para a constituição da família e de seus futuros filhos. Na consulta pré-nupcial o médico deverá colher a história pessoal do casal:
Para a mulher, deverá indagar a história de doenças anteriores, a característica menstrual e indagar a sua história familiar, saber se há casos de doenças na família da futura esposa que possam aparecer nos seus futuros filhos. 
Para o homem, deverá indagar a história de doenças anteriores, e a sua história familiar, saber se há casos de doenças na família do futuro esposo que possam aparecer nos seus futuros filhos. 
A ciência médica já demonstrou amplamente que as boas condições de saúde dos cônjuges são indispensáveis à formação de filhos sadios. 
Na consulta, será realizado um exame clínico geral, com o encaminhamento ao especialista se for o caso, além de exame ginecológico completo.
Exames Pré-Nupciais solicitados para a mulher•Papanicolau: para prevenção do câncer do colo do útero.
•Hemograma completo: pode revelar doenças como anemia, entre outras.
•Tipagem sanguínea: para identificar o grupo san-guíneo e o fator Rh (É importante saber nos casos de fator Rh negativo).
•Glicemia: permite descartar Diabetes.
•EAS (exame do sedimento urinário): para verificar a função renal. Quando há infecção nos rins e nas vias urinárias, como a cistite, deve ser tratada, porque se agrava com o relacionamento conjugal. A avaliação da função renal é muito importante. A doença renal crônica se agrava com a gravidez e prejudica o desenrolar da gestação podendo causar o aborto.
•Exame de fezes: pode revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias.
•Reação sorológica para a sífilis: permite evitar a sífilis congênita ou transmitida da mãe para o filho. 
•Reação sorológica para rubéola: contraída pela mulher nos primeiros meses de gravidez, a doença provoca lesões graves no filho. Pode-se fazer a vacina preventiva antes do casamento ou de a mulher engravidar. 
•Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença.
•Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consentimento do casal): importante para afastar ou fazer o diagnóstico de AIDS. O diagnóstico antes da gravidez, seja no homem ou na mulher, é importante para que a pessoa doente receba o tratamento adequado e para que a mulher com o uso de medicamentos apropriados, consiga evitar a transmissão para o filho durante a gravidez.
Exames Pré-Nupciais solicitados para o homem 
•Espermograma completo: permite conhecer suas condições de fertilidade e, indiretamente, fazer diagnóstico de doenças do sistema reprodutor masculino. 
•Hemograma completo: pode revelar doenças como anemia, e outras. 
•Tipagem sanguínea: para identificar o grupo sanguíneo e o fator Rh (importante quando o homem tem o fator Rh positivo e a esposa tem o fator Rh negativo).
•EAS (exame do sedimento urinário): importante para verificar a função renal e afastar a infecção nos rins e nas vias urinárias.
•Exame de fezes: pode revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias.
•Glicemia: permite descartar Diabetes.
•Reação sorológica para a sífilis: permite evitar a sífilis con-gênita ou transmitida da mãe para o filho.
•Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença.
•Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consenti-mento do casal).
Observação:
Todos os exames citados acima são sugeridos para serem realizados a critério do (a) médico (a) assistente visando o bem-estar do casal.

Matéria portal Unimed.

Nenhum comentário

Postar um comentário