Como reagir e o que não dizer a uma mamãe que passou por um aborto!



A maior dor que já senti na vida,foi a perda do meu filho.Não desejo a ninguém essa dor.


Por muitas vezes as pessoas acabam não sabendo como lidar com a situação e acabam sendo inoportunas,falando algo que nos machuca ainda mais.

Como reagir?

1-Procure saber se a mamãe gostaria de receber a sua visita(a maioria das mulheres preferem que só as pessoas mais próximas façam visitas).

2-Se você for visita-la,não conte historias de outras pessoas que passaram por isso(Não é legal falar coisas desse tipo,embora você esteja tentando conforta-la isso aumentará ainda mais a sua dor).

3-Não pergunte como foi.(No momento certo ela contará,pois naquele instante não será fácil repetir a mesma historia varias vezes,e é como se revivêssemos tudo novamente).

4-Se for visitar, seja breve(Não faça uma longa visita,uma mãe que passou por curetagem acaba ficando um pouco sonolenta e bem indisposta)

5-Tente não chorar.(Mantenha-se calma,você esta ali para confortar e uma lagrima sua pode desencadear uma crise de choro da mamãe).

O que não dizer?

1-Nunca diga "A você é muito nova,tem muito tempo ainda pra engravidar"(Eu sei o que é bom pra mim e a idade que eu gostaria de engravidar).

2-Nunca em hipótese alguma,fale de estatísticas.(A cada 20% das mulheres sofrem aborto na primeira gestação!Nessa altura no campeonato nos já teremos pesquisado sobre isso.)

3-Não diga "Calma já já você engravida de novo"(Gente paro né,como vou ter calma se acabei de perder o meu bem mais precioso?)

4-Não diga "Era apenas uma célula bem desenvolvida"(Eu tive que escutar isso e acho que é algo que eu nunca vou esquecer).

5-Não diga "Eu sei o que você esta sentindo",(Cada mulher tem uma forma de sentir e a menos que você tenha passado por isso não cite essa frase).

6-Não diga"Foi melhor assim,as vezes ele poderia vir com algum problema"(Pelo amor de Deus,mãe que é mãe ama seu filho independente de qualquer coisa).

7-Não diga"O corpo da mulher é inteligente demais e expulsa o feto quando tem algo errado,era de pouquíssimo tempo"(Vou resumir em uma carinha).
  

8-Não diga"Relaxa boba,aproveita pra namorar bastante e curtir seu casamento"(Quem disse que eu deixaria de curtir meu casamento por causa da gravidez?)

9-Não diga "Que Deus esta testando a fé"(Jura?Não acho que Deus me daria tanta dor pra testar a minha fé).

10-Por ultima mais não menos importante
Nunca diga"A culpa não foi sua"(Qualquer mulher vai se sentir culpada,vai sentir que fez algo errado,mesmo que a culpa não seja nossa,vamos sentir que falhamos e que não somos capazes de trazer um serzinho  tao indefeso a este mundo).

Não entendam esse post como algo pra ofender,muito pelo ao contrario é pra que você não cometa esses erros,eu tive muitos amigos que disseram tudo o que foi mencionado a cima.
Tem coisas que doí demais e neste momento de dor qualquer palavra mal colocada poderá deixar uma marca nesta mamãe,e você não vai querer que ela tenha uma lembrança ruim de novo neste momento né.
Bom meus amores,espero ter ajuda-do e que tenham gostado,tudo que foi dito aqui foi baseado na minha experiencia,lembrando que cada mamãe tem uma forma de pensar.

Se você passou por isso,deixe o seu comentário ou historia aqui embaixo que eu terei o imenso prazer de ler e orar por você.Desde já agradeço pelo carinho♥




Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

2 comentários

  1. Gostei do post, passei por uma perda e escutei tudo e mais um pouco, e por melhor que seja a intenção não estamos dispostas a escutar nada disso, no meu caso eu até preferia as pessoas que faziam de conta q nada aconteceu!

    A lembrança do bb que se foi vai ficar para sempre, só quem perde é que sabe como nos sentimos...

    Eu só digo para ter fé e força!e desejo que assim como eu fui logo vc seja agraciada com uma nova e saudável gestação!

    Beijos Férteis!

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda!
    Criei recentemente também um blog: detalhesmaissimples.blogspot.com.br
    Se puder dá uma passadinha lá para dar uma olhada, lá conto minha história, deixe seu comentário...ou se quiser conversar melhor pode me mandar um email. Vou adorar.

    Beijo!

    ResponderExcluir